Check-in realizado com sucesso!

Dirija-se ao balcão de atendimento para retirar o veículo. A Movida deseja uma boa experiência de locação.

Cancelar Reserva

Telefone - Central de Reservas Central de Reservas 0800 606 8686
Carbon Free
O que é


A Movida vai tornar sua locação mais consciente com Carbon Free. Através deste serviço, neutralizamos a emissão de COda sua locação plantando árvores no território brasileiro.

Ajude a preservar o planeta conosco. Seja consciente em suas locações, contrate o Carbon Free.

Nestes 10 anos, foram plantadas mais de 54 mil mudas que neutralizaram mais de 8 mil toneladas de CO2 em áreas que totalizam quase 365 mil metros quadrados


A Movida participa do esforço global para estabilização da concentração das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, sendo referência na gestão das emissões provenientes do uso de seus serviços em mobilidade urbana.

Por este motivo, queremos convidar você a fazer parte deste programa que ganha cada vez mais espaço e adeptos. Estamos falando do Carbon Free, que se tornou a primeira ação sustentável na área de locação de veículos. Através deste projeto, temos como missão neutralizar a emissão de carbono de nossas locações. A conta é simples: calculamos a emissão de CO2 da locação e a quantidade do gás emitido é traduzido em quantidade árvores. Para cada tonelada de CO2 são plantadas, em média, de 08 a 10 árvores. Faça parte deste grande programa com a Movida!

Entenda melhor a locação Carbon Free

Seu mundo em movimento e muito melhor para se viver.

Logo Carbon Free

Você contrata a
opção Carbon Free.

Logo Carbon Free

É feito o cálculo de emissão
de CO2 de sua locação.

Logo Carbon Free

A quantidade de CO2 emitida é 
traduzida em quantidade de arvores.

Logo Carbon Free

As árvores são plantadas em
território brasileiro.

Logo Carbon Free

Você acompanha o crescimento e o plantio
das árvores neste hotsite.

Porque Locação Carbon Free
World
O QUE É AQUECIMENTO GLOBAL?

A vida como a conhecemos existe na Terra, não só, mas muito em virtude do processo natural de Efeito Estufa que mantém a temperatura e o clima globais em uma faixa estável ao longo dos tempos que evolução. A grande maioria das formas de vida e os processos ecológicos e climáticos do planeta, que as mantém, estão adeptos às temperaturas médias e não toleram os extremos e variações bruscas. O problema é que nos últimos 150 anos, o planeta vem registrando um aumento constante em sua temperatura. Este fenômeno, chamado Aquecimento Global, é causado pelo agravamento do processo natural de efeito estufa do planeta, e vem atraindo o interesse e preocupação de cientistas, governos e empresas por todo mundo.

A atividade humana provoca a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) que se acumulam na atmosfera terrestre intensificando o processo natural de efeito estufa que então deixa de ser natural e controlado. Seu maior causador é o metano (CH4) seguido do dióxido de carbono (CO2), resultante, principalmente, da queima de combustíveis fosseis (como a gasolina) e do desmatamento das florestas, no caso do Brasil.

Infelizmente, nas últimas décadas o Aquecimento Global tem atingido níveis alarmantes, comprometendo a vida naterra e a saúde da população. Um quadro que demanda atitudes emergenciais por parte de todos e uma postura sustentável não só de todos os cidadãos, mas também por parte das empresas e indústrias que hoje buscam alternativas para mitigar e compensar as emissões provenientes de suas atividades produtividades e econômicas através de sua neutralização.

imagem
CÁLCULO DE EMISSÃO

Clique aqui, baixe o Inventário de Cálculo de Emissões e entenda como é feito o cálculo que permite a neutralização de suas locações.

Gostaria de saber quantas árvores você precisaria plantar para neutralizar a sua emissão de carbono? A Movida preparou uma calculadora exclusiva para que você. Clique aqui e veja.

 

 

Imagem
O PLANTIO

Confira os plantios realizados pela Movida para neutralização de carbono:

9º Plantio - 2018

A Movida Aluguel de Carros realizou, ao longo do segundo semestre de 2018, o nono plantio de árvores referente ao programa de locação Carbon Free. Criado pela empresa em 2009, a iniciativa se tornou a primeira e única ação sustentável na área de locação de veículos.

O plantio foi parte da parceria da Movida com a Fundação SOS Mata Atlântica, ONG brasileira que completou 30 anos em 2016. A organização atua na promoção de políticas públicas para a conversação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade em prol de água limpa, valorização dos parques e reservas, proteção do mar e restauração da floresta.

A parceria previa o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica em cidades do Brasil, localizadas no bioma Mata Atlântica, para neutralizar as emissões de carbono (CO2) feitas pelos carros da locadora.

O nono plantio foi realizado no município de Reginópolis, localizado a cerca de 400 km da capital paulista. Foram plantadas 11.383 mudas de árvores nativas que farão a neutralização do equivalente a 1.897,10 TON CO2 emitido pelos veículos da locadora.

A adesão dos clientes é fundamental para o sucesso da iniciativa e pode fazer a diferença para a floresta mais ameaçada do Brasil - restam apenas 12,4% de Mata Atlântica no país. Ao optar pela contratação da diária do programa, o motorista paga um valor simbólico. Após a devolução do veículo, uma empresa especializada analisa o deslocamento realizado e faz o cálculo das emissões de carbono, que resulta no número de árvores a serem plantadas. O crescimento das árvores pode ser acompanhado pela internet, no site da Movida.

A Fundação SOS Mata Atlântica viabilizou as etapas técnicas do plantio. A ONG é referência em restauração florestal no Brasil e contabiliza mais de 40 milhões de mudas plantadas em programas de reflorestamento.

Compensação de emissões de Gases de Efeito Estufa

As compensações diretas são decorrentes do consumo de combustíveis fósseis nas locações Carbon Free no período compreendido entre 01 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2017. O cálculo para definir o número de mudas é realizado considerando as informações da mistura de combustíveis utilizada nos veículos Flex Fuel e baseado nos protocolos internacionais de órgãos competentes, como o Programa Brasileiro GHG Protocol, GVces, IPCC e WRI/WBCSD. O levantamento apontou o total de carbono equivalente a ser neutralizado.

 

9º Plantio - 2018

 

8º Plantio - 2017 7º Plantio - 2016
6º Plantio - 2014 5º Plantio - 2013

 

4º Plantio - Agosto 2012 3º Plantio - Janeiro 2012 2º Plantio - 2011 1º Plantio - 2009

Imagem
RELATÓRIOS

Confira os últimos relatórios mensais:





2019:

Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho
Agosto
Setembro Outubro Novembro Dezembro



2018:

Janeiro Fevereiro
Março
Abril
Maio Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro  Consolidado 





2017:  

Consolidado 

 

 

2016:  

Consolidado

 

 

2015:  

Consolidado

 

imagem
FLORESTA URBANA FARIA LIMA

A Movida, locadora que já realiza aluguéis mensais de bicicletas elétricas em São Paulo, inaugurou uma nova praça na região da ciclovia da Faria Lima, um projeto que une meio ambiente, mobilidade e cultura. 

Parte do plano de revitalização do paisagismo da ciclovia da Faria Lima, também promovido pela locadora, a Praça Luís Carlos Paraná foi inteiramente reformada, recebendo várias melhorias como uma Floresta Urbana, um local para leitura compartilhada e espaço para aluguel de bikes e trikkes elétricos.

De acordo com Charles Sperandio, Diretor de Marketing da Movida, esta ação reforça o propósito da locadora em ser uma solução de mobilidade urbana, muito além do carro. “Procuramos atuar em iniciativas que atendam às necessidades de quem se locomove nas cidades onde estamos presentes, fazendo com que a companhia sirva como um elo de interação entre o consumidor e seu percurso”, menciona o executivo.

Assinada pelo botânico e paisagista Ricardo Cardim - que tem entre seus trabalhos o projeto Pomar & Marginal Verde - a renovação da praça contempla uma Floresta Urbana, um muro verde com 18 espécies de árvores da Mata Atlântica, como a Cereja do Rio Grande (Eugenia involucrata) e o Araçá amarelo (Psidium cattleianum). Além de placas com o descritivo sobre cada planta, a revitalização inclui bancos e um caminho entre a vegetação. Também estão contempladas árvores de mexerica, que contribuirão para a vinda de pássaros para a região.

A banca de jornal, que estava pichada e abandonada em um dos cantos da praça, foi toda reformada e pintada, dando uma nova função para o mobiliário urbano. Agora, a estrutura funcionará como um local de leitura compartilhada. Inicialmente, serão colocados 80 livros para uso livre e rotativo livre, mas, também, haverá espaço para as pessoas deixarem outros exemplares que queiram passar para frente. O local possui, ainda, pufes e tomadas para recarregar celular, para que as pessoas possam sentar e relaxar em meio a Avenida Faria lima.

Próxima a nova banca foram disponibilizados elementos voltados para a mobilidade urbana e o ciclista, como uma estação para locação de bicicletas elétricas e trikkes. “Quem for ao local e fizer o cadastro ainda poderá fazer a degustação destes modais por 30 minutos”, comenta o Charles. Toda ambientação seguirá um conceito sustentável, arborizado e integrado com a floresta urbana.

Confira os últimos relatórios mensais:

2019:

Em breve

 

 


Cadastre seu email e receba ofertas especiais pensadas para você