Central de Reservas
0800 606 8686
FAQ sobre operação com pandemia de COVID-19
Como medidas para evitar que o novo Coronavírus (Covid-19) se espalhe, a Movida adota ações de prevenção e segue todas as orientações de prevenção divulgadas pelo Ministério da Saúde.
Veja o nosso vídeo com o resumo dessas medidas.
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Como estamos prevenindo?
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Como estamos prevenindo?
Além das práticas que sempre garantiram a qualidade dos nossos serviços, aumentamos a frequência de limpeza geral, focando sempre nas superfícies mais tocadas, (como maçanetas, balcões, corrimãos), bem como a limpeza geral de áreas internas e externas dos nossos veículos e instalação de recipientes de álcool gel nas áreas de circulação das nossas lojas e veículos.
As portas que não possuem acionamento automático ficarão abertas evitando que os usuários toquem na maçaneta.
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O uso de máscaras de proteção é obrigatório ao retirar ou devolver o veículo nas lojas Movida?
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O uso de máscaras de proteção é obrigatório ao retirar ou devolver o veículo nas lojas Movida?
Para acesso aos estabelecimentos que estão em funcionamento, estamos seguindo rigorosamente os decretos de cada localidade. É importante se atentar as medidas de sua região, seguindo também as recomendações preventivas da OMS.
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Existe algum risco de as lojas serem fechadas devido as medidas restritivas?
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Existe algum risco de as lojas serem fechadas devido as medidas restritivas?
Solicitamos que antes da retirada ou devolução do veículo, consulte o nosso site
(www.movida.com.br)
para confirmação do horário de funcionamento das lojas. Por conta das medidas de contenção do novo Coronavirus (Covid-19), algumas lojas poderão sofrer alterações de horários ou fechamento.
a. Quais lojas estão fechadas ou com horário de funcionamento reduzido? Acesse o link para verificar o status das lojas em todo Brasil: Clique aqui
Acesse o link para verificar o status das lojas em todo Brasil:
Clique aqui
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Estou com um veículo da Movida e na cidade onde estou não tem nenhuma loja em funcionamento. Como devo proceder?
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Estou com um veículo da Movida e na cidade onde estou não tem nenhuma loja em funcionamento. Como devo proceder?
Nestas situações, fique atento aos nossos canais digitais ou entre em contato em nossa Central telefônica.
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A loja que vou fazer a devolução está fechada, como devo proceder?
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A loja que vou fazer a devolução está fechada, como devo proceder?
A devolução pode ser realizada na loja mais próxima do cliente. Em casos de localidades distantes o cliente estará sujeito a cobrança de taxa de retorno
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Em caso de quarentena ou caso confirmado do COVID-19, como devo proceder para a devolução do veículo?
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Em caso de quarentena ou caso confirmado do COVID-19, como devo proceder para a devolução do veículo?
Caso o contrato tenha condutor adicional, o mesmo poderá realizar a devolução. Em contratos sem condutor adicional, o cliente deve solicitar que alguma pessoa do seu convívio, que tenha habilitação categoria B, faça a devolução em loja, e caso o veículo apresente avarias ou danos será cobrado do cliente conforme procedimento definido no nosso contrato público. Ao chegar o colaborador orientará o local para estacionar o carro, deixando a chave no contato. O veículo ficará fechado por 72 horas.
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Tenho uma reserva e não utilizarei mais o veículo, como faço para cancelar?
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Tenho uma reserva e não utilizarei mais o veículo, como faço para cancelar?
Caso tenha uma reserva ativa e não irá retirar o veículo, o cancelamento pode ser realizado no nosso site: www.movida.com.br ou por meio da Central de Reservas pelo telefone 0800 606 8686, atendimento 24 horas.
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Fiz o pagamento antecipado da minha reserva e agora não vou utilizar o veículo, pagarei alguma taxa na desistência?
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Fiz o pagamento antecipado da minha reserva e agora não vou utilizar o veículo, pagarei alguma taxa na desistência?
Para o caso de ter realizado o pagamento antecipado de sua reserva, o cancelamento deverá ser realizado por meio do telefone 0800 749 0029 - de segunda a sábado, das 07h às 20h, exceto feriados nacionais.
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Quero antecipar a devolução do veículo mensal, pois devido ao Covid-19 não precisarei mais do carro. Como devo proceder? Qual tarifa será praticada?
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Quero antecipar a devolução do veículo mensal, pois devido ao Covid-19 não precisarei mais do carro. Como devo proceder? Qual tarifa será praticada?
Para contratos cuja devolução será antes de completar 28 dias, o condutor deverá ir até a loja mais próxima para realizar a devolução e o contrato será finalizado. O valor do contrato será recalculado com base na tarifa vigente no site da locadora e a diferença será cobrada do cliente. Caso o contrato esteja com 28 dias ou mais, o cliente deverá ir até a loja mais próxima para realizar a devolução e o valor do período atual será recalculando considerando a proporcionalidade dos dias com base no valor mensal de locação contratado.
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Fiz a reserva com a pontuação do KM de Vantagens ou Múltiplos e não vou mais viajar. Vocês devolverão meus pontos ou posso ficar com diárias de crédito para usar quando for retomar as viagens?
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Fiz a reserva com a pontuação do KM de Vantagens ou Múltiplos e não vou mais viajar. Vocês devolverão meus pontos ou posso ficar com diárias de crédito para usar quando for retomar as viagens?
Todos os pontos serão estornados após o pedido em até 10 dias úteis.
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Eu e/ou alguém de minha família contraiu o novo Coronavírus após utilizar um veículo da Movida. Como vocês vão me ajudar agora?
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Eu e/ou alguém de minha família contraiu o novo Coronavírus após utilizar um veículo da Movida. Como vocês vão me ajudar agora?
Não existe esta possibilidade, tendo em vista os cuidados que tomamos antes de entregar um carro para locação. Para garantir a segurança de todos e manter a manutenção de nossa prestação de serviços de mobilidade, realizamos total higienização dos nossos carros e vans, com atenção redobrada para limpeza de pontos de contato como volante, maçaneta, bancos, cintos e outras superfícies. Todos os nossos veículos são retirados limpos e higienizados. Com essas medidas, evitamos a proliferação do vírus nos nossos veículos.
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Quanto a entregar o carro limpo e com o tanque cheio, houve alguma alteração?
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Quanto a entregar o carro limpo e com o tanque cheio, houve alguma alteração?
Nesses casos não houve alteração, o carro deve ser devolvido com o tanque cheio e limpo.
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Tenho um agendamento de revisão, como devo proceder?
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Tenho um agendamento de revisão, como devo proceder?
Estamos trabalhando da melhor forma para não causar grandes impactos. Caso tenha alguma dúvida entre em contato no telefone 0800 702 8787.
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Minha CNH venceu. Ainda posso alugar um veículo?
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Minha CNH venceu. Ainda posso alugar um veículo?
Conforme medida do CONTRAN, devido a pandemia do Covid-19, motoristas com a CNH vencida em 2020 tem 12 meses para renovar a partir da data de vencimento. CNHs vencidas em janeiro de 2020 poderão ser renovadas até 31 de janeiro de 2021. Documentos vencidos em fevereiro de 2020, deverão ser renovados entre 1º e 28 de fevereiro de 2021 e assim, sucessivamente.
Em 2021, porém, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou a normalização da situação, isso quer dizer que para os condutores que possuem CNH com vencimento em 2021, volta a valer a regra normal. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que é permitido dirigir por até 30 dias com o documento vencido.
Portanto, clientes que estão de acordo com os prazos estabelecidos pelo CONTRAN, podem alugar veículos ou prorrogar contratos.
As carteiras de habilitação e Permissões para dirigir vencidas a partir de 1º de Março de 2020 emitidas pelos seguintes estados: São Paulo, Bahia, Rio Grande do Norte, Goiás, Distrito Federal e Alagoas tiveram sua validade prorrogada por tempo indeterminado e por isso passam a ser aceitas para locação de veículos. (Determinação do CONTRAN nº 208/21)
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Considerando a a situação atual decorrente do coronavírus (COVID-19); houve alguma mudança no envio de notificação de autuação e cobrança de multas?
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Considerando a a situação atual decorrente do coronavírus (COVID-19); houve alguma mudança no envio de notificação de autuação e cobrança de multas?
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, através da resolução nº 805/20, foi revogado os efeitos da Resolução nº 782/20, que estabelecia a suspensão e a interrupção dos prazos de procedimentos e processos administrativos dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT)
Os prazos de defesa e recursos em geral, identificação do condutor, transferência de propriedade de veículos, renovação de CNH e Permissão para dirigir de foram reeestabelecidos a partir do dia 01/12/2020.
O envio de notificações de autuação decorrentes de infrações de trânsito cometidas entre 26/02/20 e 30/11/20, começaram a ser enviadas em Janeiro de 2021.
Informações Úteis:
O que é um coronavírus?
Os coronavírus são uma família de vírus que podem causar resfriados comuns e até doenças respiratórias mais graves.
Transmissão da COVID-19
A transmissão do novo coronavírus, causando a Covid-19, ocorre entre pessoas. Ela se dá através do contato com indivíduos infectados.
Principais sintomas da COVID-19
Febre, tosse (principalmente de forma seca) e o cansaço (dificuldade para respirar). Outros sintomas são a congestão nasal, coriza, dor de garganta e dores pelo corpo. Algumas pessoas são assintomáticas para a Covid-19 e, ainda assim, são transmissoras do coronavírus.
Grupos de Risco
Idosos, diabéticos, cardíacos, hipertensos, pacientes em tratamentos contra câncer, também os indivíduos com sua imunidade comprometida, estão entre as pessoas que devem receber maior atenção para os sintomas.
Existe tratamento para coronavírus?
A OMS afirma que não há tratamento específico para a doença causada por um novo coronavírus. No entanto, muitos dos sintomas podem ser tratados e, portanto, o tratamento tem como base a condição clínica do paciente. Além disso, os cuidados de apoio às pessoas infectadas podem ser altamente eficazes.
Recomendações Gerais
Siga as recomendações gerais da OMS, para acessar as recomendações clique no botão abaixo:
CLIQUE AQUI PARA VERInformações Úteis:
Lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com
água e sabão por pelo menos 20 segundos e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las;
Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar
ou tossir e jogá-lo no lixo. Se não tiver um lenço à disposição, cubra a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar;
Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas;
As máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais
da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus;
Se quaisquer sinais suspeitos aparecerem (tosse e até febre leve),
fique em casa, evite contato próximo com os familiares e entre em contato com um médico.