Check-in realizado com sucesso!

Dirija-se ao balcão de atendimento para retirar o veículo. A Movida deseja uma boa experiência de locação.

Cancelar Reserva

Telefone - Central de Reservas Central de Reservas 0800 606 8686

Relações com Imprensa

Inovação e diferenciação no serviço ao cliente


A Movida é uma marca jovem que oferece soluções inovadoras de mobilidade para todo tipo de necessidade. É reconhecida como uma locadora moderna, alinhada às últimas tendências tecnológicas, e que investe em diversificação e renovação de frota, treinamento de funcionários e serviços exclusivos.

Norteada pela devoção em servir e pela inovação, a Movida foi pioneira em oferecer serviços como aluguel mensal e de longo prazo para pessoa física, opções para pré-pagamento e diárias de 27 horas. Focada em tecnologia, foi ainda a primeira do setor a oferecer soluções como web check-in, wi-fi no carro, chatbot nas redes sociais e tecnologia de pagamento contactless em todos os veículos. Enxergando o carro como um serviço e o aluguel como um estimulador do uso de diferentes modais, a Movida também foi a primeira locadora do Brasil a incluir no seu portfolio o aluguel de tuk tuks, bicicletas e triciclos elétricos.

Desde 2006 no mercado, a Movida Aluguel de Carros foi comprada em 2013 pela Simpar (antigo Grupo JSL), quando possuía 29 lojas e cerca de 2.400 carros. Hoje, faz parte da empresa Movida Participações, criada em 2015 para consolidar as operações de Aluguel de Carros e de Gestão e Terceirização de Frotas de veículos leves.

Abriu capital em 2017 e, em 2019, foi a primeira locadora a fazer parte do ISE, carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3.

De 2016 a 2019, a Movida mais que dobrou seu faturamento (de R$1,9 bilhão para R$4 bilhões) e aumentou seu lucro líquido em 7 vezes (de R$32 milhões para R$228 milhões). Em 31 de dezembro de 2019, a Movida possuía uma frota total de 110 mil carros e uma extensa rede própria de atendimento, com 258 pontos localizados estrategicamente em todos os estados do Brasil.

Em 2020, conquistou a certificação de Empresa B, tornando se a primeira empresa do setor no mundo, listada em bolsa, a fazer parte desse grupo de companhias que tem como modelo de negócios o desenvolvimento socioambiental.


As atividades da companhia estão divididas em dois segmentos: locação de veículos (“rent a car” ou RAC) e gestão e terceirização de frotas (GTF).

Rent a Car (RAC)

O segmento de RAC compreende a prestação de serviços de locação de veículos leves, de forma diária, mensal e anual para pessoas físicas e jurídicas, diretamente ou por meio de agências de viagem, operadores de turismo, e parcerias comerciais como com motoristas de aplicativos. Em 31 de dezembro de 2019, no RAC, a Movida possuía uma frota RAC de 70.959 carros.

Movida Frotas - Gestão e Terceirização de Frotas (GTF)

No segmento de GTF, a Movida realiza a prestação de serviços de locação de veículos para clientes corporativos por meio de contratos de longo prazo. A oferta de serviço engloba o estudo de dimensionamento de frota de veículos, incluindo aquisição, adaptação, locação, manutenção e substituição de veículos avariados e/ou em fim de vida útil. Para a gestão desses serviços, disponibiliza também todo o suporte de documentação, tal como comprovante de pagamento de IPVA e multas e relatórios gerenciais online que oferecem transparência e agilidade. Em 31 de dezembro de 2019, a Companhia possuía em GTF uma frota de 38.702 veículos e atendia mais de 800 clientes.

Seminovos Movida

Para manter veículos de qualidade, com excelente estado de conservação e baixa quilometragem, a Movida mantém permanente processo de renovação de sua frota operacional, com a desmobilização de seu ativo a partir de doze meses contados da respectiva aquisição e consequente venda desses carros. Presente em diversos canais de venda, atua principalmente no varejo, sob a marca Seminovos Movida, que conta com pontos próprios e também possibilita compras 100% online por meio do sistema de delivery.

Movida Cargo

Em 2020, foi lançada a Movida Cargo, uma nova unidade de negócios que atua na última etapa do processo de entrega de uma encomenda, também conhecida como a “última milha” ou o “último quilometro”. Seu público alvo são as pessoas físicas que trabalham como frotistas terceirizados de grandes varejistas e pequenas e medias empresas que fazem delivery, como farmácias, pets shops, padarias e restaurantes. Entre as vantagens desse modelo estão o aumento do lucro do motorista, o melhor atendimento aos clientes e a maior padronização da frota para a empresa.

Movida Premium

Em 2017, a Movida anunciou a compra da Fleet Services, especializada em locação corporativa de veículos de luxo. Com essa operação, a companhia criou uma nova linha de negócio, a Movida Premium.

O público-alvo é o consumidor final, que procura, além de economia, agilidade e conforto, mas também as empresas que buscam benefícios diferenciados para os seus executivos.


Movida em Números - 2019

Receita líquida - R$ 3.836,0 milhões (+45,1%)
Lucro líquido - R$ 227,8 milhões (+42,6%)
EBITDA - R$ 743,2 milhões (+60,5%)
Frota total – 109.661 (+18,1%)
Frota RAC - 70.959 (+12,3%)
Número de lojas de atendimento – 191
Número de diárias RAC – 16,1 milhões (+17,0%)
Taxa de ocupação RAC – 78,9%
Ticket médio no RAC – R$ 83,9
Frota GTF – 38.702 (+30,3%)
Número de diárias – 11,0 milhões (+45,0%)
Número de lojas de Seminovos – 67
Número de carros vendidos – 57.031 (+59,3%)